segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Disciplina é Liberdade!


por Fabiano Caxito*
Quando pensamos em disciplina logo nos vem à mente a imagem do exercito, de rigidez, de ordem e falta de liberdade, não é mesmo? Mas, como dizia o grande poeta Renato Russo, “Disciplina é Liberdade”
Mas como assim?
Digamos que você precisa chegar a uma determinada reunião ás 08h00. Esta reunião é muito importante, e poderá significar um grande salto em sua carreira. Como o trânsito anda cada vez mais complicado, você calcula que precisa acordar ás 07h00 horas para poder chegar ao local no horário adequado.
Amanhece uma manhã fria e chuvosa, daquelas que dá vontade de ficar debaixo do edredom. O despertador toca, mas você pensa: vou dormir mais cinco minutinhos. E acorda as 08h30 da manhã. Sua reunia, e sua chance de crescimento foi por água abaixo.
Se você tem a disciplina (nesse caso, de acordar cedo) tem a liberdade de escolha. Poderia ter decidido ir ou não à reunião.  Mas como foi indisciplinado, não teve a liberdade de escolha.
Disciplina é a firmeza mental de seguir seus planos. Algumas pessoas são naturalmente disciplinadas, mas outras (como eu) desenvolvem sua disciplina através da prática, paciência e habilidade. Disciplina pode e deve ser treinada. Assuma responsabilidades e as cumpra.

Mudar é Inevitável. Então, Mude
Uma das leis sobre a qual se baseia a filosofia budista é conhecida com a lei da impermanência. Todos os fenômenos mudam, interagem constantemente, se influenciando e levando as mudanças.
Nada é permanente, nada é eterno. Tudo se transforma sem cessar
Quando entramos em contato com a filosofia budista a primeira vez, esta lei nos assusta, pois reagimos de forma negativa à mudança. Sempre achamos que a mudança trará coisas ruins, pois nos levará a sair de nossa zona de conforto.
Porém, o que o budismo prega é que as serão positivas, se nos esforçarmos para melhorar a cada dia. Se fizermos coisas boas, nos proporcionaremos mudanças positivas.
O perfeito entendimento de que tudo muda nos leva a valorizar aquilo que temos, a sermos gratos por todos os momentos da vida.
Mas mudar gera medo e as pessoas tendem a resistir a mudanças, não conseguem ver a mudança como uma oportunidade. Porém, se você aceitar a mudança em sua vida como normal e positiva verá que pode utilizar estes momentos para alavancar sua carreira.
Disciplina e flexibilidade são fundamentais para que você consiga manter-se motivado, caso seus planos sejam frustrados ou atrapalhados por situações não esperadas. Neste momento, reavalie seus valores, seus objetivos e seus planos de ação. Use conhecimento do ambiente e o autoconhecimento para acabar com o medo. Enfatize o lado positivo e seja paciente
E o mais importante: use o seu tanque reserva de motivação, empenho, bom humor e força de vontade. Você verá que dá para chegar até o próximo posto de reabastecimento.

*Fabiano Caxito é Mestre em Administração Estratégica, MBA em RH, especialista em Docência, Graduado em Gestão Financeira, Coordenador, na Universidade Cidade de São Paulo, Consultor, Palestrante e sócio da BOSS Consultoria. Dentre as suas publicações está o lançamento ¨Não Deixo a Vida me Levar, A Vida Levo EU!¨, Editora Saraiva, 2009.

 www.sejaprofissional.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário